A influência da pandemia no câmbio

Que a pandemia influênciou grandemente nosso estilo de vida no último ano não há dúvida. Mas como o real foi impactado frente ao dólar? Leia a matéria e descubra.


Edson Archela

Edson Archela

28 de abril, 2021

Fale comigo

Identificar quando a Covid-19 atingiu o mercado Brasileiro é fácil. Basta observar a cotação do IBOV, principal índice da bolsa brasileira. A primeira grande queda ocorreu no dia 26/02/2020 gerando até o dia 23/03/2020 uma queda de mais de 47% em relação ao topo atingido no início de 2020.

Junto com o temor causado pelo alta taxa de contágio do Covid-19 vieram uma série de medidas de isolamento social, fechamento de indústrias e estabelecimentos comerciais que impactaram e ainda impactam nossa sociedade como um todo.

A instabilidade gerada pelo Covid-19 junto com os problemas políticos/econômicos que o Brasil já enfrentava anteriormente fez com que muitos investidores estrangeiros buscassem investimentos mais seguros. Esse movimento fez com que o ouro subisse fortemente enquanto que países emergentes, considerados de maior risco, sofressem com a perda do capital estrangeiro. No Brasil, tal movimento fez com que a paridade real/dólar saísse de R$4,30 para um pico de R$5,73 no auge da crise.

De lá pra cá o dólar apresentou uma volatilidade recorde, tendo maior volatilidade que o próprio IBOV, fato anteriormente raro de se acontecer.

Com o aumento da instabilidade na cotação do dólar e outras moedas muitos importadores/exportadores buscaram formas de proteger seus produtos da oscilação cambial e aumentarem a previsibilidade de caixa de suas empresas. Este movimento fez com que produtos de hedge cambial se tornassem mais conhecidos.

Se você é um importador ou exportador, ou tem grandes valores investidos no exterior, é importante conhecer os mecanismos de defesa contra a volatilidade de nossa moeda. Não deixe de contatar um de nossos assessores para que juntos possamos encontrar as melhores soluções para seu negócio.

Leia Também:

Notícias

R4 News - 19/07/2021

Veja como se comportou o mercado na semana anterior e a agenda econômica para este mês.

19 de julho, 2021

Notícias

R4 News - 05/07/2021

Veja como se comportou o mercado na semana anterior e a agenda econômica para este mês.

05 de julho, 2021

Notícias

R4 News - 28/06/2021

Veja como se comportou o mercado na semana anterior e a agenda econômica para esta semana.

28 de junho, 2021

Notícias

R4 News - 21/06/2021

Veja como se comportou o mercado na semana anterior e a agenda econômica para esta semana.

21 de junho, 2021

Whatspp